Por: Edu Capivara

BNR-Bucha_no_Pedivela

Veja como recuperar um bom pedivela

Aço e alumínio se dão muito bem, trabalham juntos pra sempre, mas não pode haver folga entre eles. Na batalha do eixo do pedal contra o alumínio do pedivela, vence o mais forte, o aço, e a rosca de alumínio do pedivela pode acabar em minutos.

Se o pedivela é raro, caro ou difícil de encontrar, você pode colocar uma bucha com nova rosca ou usar um helicoil, uma espécie de mola de aço com o passo da rosca estragada, e nos dois casos é feito um furo de maior diâmetro no pedivela, removendo totalmente a rosca antiga e danificada.

Para este serviço você deve contar com a ajuda de uma tornearia (serviços de torno), pois as máquinas necessárias são muito específicas. Os preços podem variar muito, de acordo com o tamanho da tornearia e o trabalho que será executado. O serviço é chamado de “bico”, “biscate” ou algo assim.

img-Rosca_Espanada

img-Helicoil

Se os pedais não estiverem bem apertados e você andar com a bike principalmente em terrenos acidentados ou praticar modalidades que forçam mais os pedais e pedivelas, o estrago será inevitável, portanto fique atento a folgas e barulhos estranhos, esses componentes devem rodar suaves.

Se o estrago já aconteceu e você quer recuperar a peça, faça o seguinte:

1º Passo  – Reparo com bucha

Definido que o reparo será com bucha, ela pode ser feita por completo (torneando um tarugo de aço ou alumínio), ou usando a ponta de um pedivela descartado, que ainda tenha a rosca boa, desta forma não teremos de fazer uma nova rosca, que além das dificuldades normais do serviço, seria uma rosca esquerda (pedal do lado esquerdo). Consegui o meu no Ciclo Vila Isa, ele estava danificado no encaixe do eixo central, mas a rosca do pedal esquerdo está intacta.

Vamos remover a capa plástica que recobre esse modelo de pedivela de aço e cortar a ponta longe da rosca, para não perder a forma redonda na hora de tornear. Essa ponta será fixada no torno, deixando-a em forma de copo com uma borda.

img-Desenho_Legendas

img-Pedivela_Cobaia

img-Pedivela_Cobaia_e_Bucha

2º Passo – Furando o pedivela

Vamos furar o pedivela removendo a rosca e um pouco mais para que a bucha não tenha paredes tão finas. A medida externa da bucha deve ser aproximadamente 1/10 de milímetro maior que o furo do pedivela, pois deve entrar sob pressão para evitar que “gire” quando apertarmos o pedal.

img-Pedivela_Furo_para_Bucha

3º Passo – Cravas na bucha

Pode ser feito na tornearia um “recartilhado” na peça (ranhuras cruzadas), para aumentar a fricção entre as paredes da bucha e do pedivela, mas preferi fazer ranhuras com uma serra de aço no sentido axial da peça.

img-Riscos_na_Bucha

4º Passo – Colagem

Para garantir, vamos colar a bucha no pedivela usando um “trava rosca”, cola anaeróbia que preenche os espaços entre as peças, se transformando em uma película de resina quando seca, garantindo a integridade e ótimo tratamento mecânico.

img-Bucha_solta_no_Pedivela

img-Trava-Rosca_na_Bucha

img-Trava-Rosca_no_Pedivela

5º Passo – Prensagem

Para encaixar a bucha no pedivela utilize uma prensa simples, aquelas usadas para colocar rolamentos nos mancais ou uma morsa de bancada, protegendo as peças com uma chapa ou cantoneira lisa, caso os mordentes da morsa sejam curtos ou recartilhados. Aguarde cerca de 4 horas para o trava roscas secar completamente, aí sim a diversão estará de volta e você pode instalar o pedivela na bike novamente.

img-Montando_a_Bucha

img-Pedivela_Pronto

A perda da rosca do pedal no pedivela é mais fácil de recuperar, quando o estrago é no encaixe do pedivela no eixo central é mais complicado. É difícil estragar centrais do tipo Octalink e Isis (entalhes arredondados), mas estragos no pedivela Square (eixo quadrado) são bastante comuns, geralmente ocasionados por folgas no aperto, saltos e manobras radicais ou mesmo por causa da baixa qualidade da peça. Este tutorial mostra a recuperação de um pedivela com eixo.