A SAE tem uma função importante no mercado de Lubrificantes Automotivos, mas você sabe o que ou quem é ela? Nós te explicamos!

Quem ou o que é esse tal de SAE?

Bem, nós te explicamos. Trata-se, na verdade, de uma sigla (como você já deve ter imaginado). É a Society of Automotive Engineers ou, como é chamada aqui no Brasil, a Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, uma organização criada em 1905 para padronizar e normatizar itens relacionados ao setor automotivo, sejam eles: comerciais, industriais ou automobilísticos. Hoje, soma-se também às atividades da Associação a regularização do setor aeroespacial.

Seu critério de definição da viscosidade do óleo a baixas e altas temperaturas (aquele negócio de 15w – 40 etc) é, talvez, o trabalho mais conhecido da Associação, mas, além dele, existem muitas outras atividades sendo realizadas. Por exemplo, além das tarefas citadas anteriormente, a SAE também organiza simpósios, colóquios, cursos e eventos técnicos para trabalhadores do setor e desenvolve, por meio de seus colaboradores e associados, uma série de publicações técnicas, históricas e estatística, para divulgar os desenvolvimentos mais recentes da indústria.

Mundialmente o número de associados é de 140 mil engenheiros, técnicos e especialistas de mais de 65 países. Como no Brasil, onde a SAE também está presente, desde 1991, e já soma mais de 6 mil associados e pelo menos mil voluntários.

Fonte: http://www.totalbr.com.br/blog/o-que-significa-sae.html